O estado nutricional, juntamente com a genética e o treinamento físico é um determinante crítico da performance do atleta. Além disso, é um dos poucos fatores que pode ser monitorado inteiramente pelo próprio indivíduo, por meio dos tipos de alimentos selecionados.
A nutrição optimal aporta a energia para a realização das atividades biológicas, minimiza os efeitos do stress e fadiga, reduz a probabilidade de contrair infecções, mantém o atleta saudável e previne contusões. Além de determinar a capacidade de treinamento e competição do atleta, a metodologia facilita também a recuperação entre seções de treinamento e maximiza o stock de energia.
O acompanhamento do atleta amador é bastante eficaz, por terem mais disponibilidade e serem mais acessíveis. Trata-se de uma educação nutricional feita em um processo natural educativo.
Analisar o hábito alimentar de atletas e propor soluções práticas para melhorar sua alimentação, reduzindo o stress, a fadiga durante a atividade física e a probabilidade de câimbras e contusões musculares, possibilitando melhor performance durante uma competição.